Imagem capa - Histórias da cozinha gourmet por Carlos Eduardo

Histórias da cozinha gourmet

Histórias da cozinha gourmet

No início da história brasileira, a cozinha era um ambiente muito simples. Com panelas praticamente da mesma altura que o chão, sem um cômodo específico onde os utensílios utilizados na preparação dos alimentos fossem higienizados, e sem o glamour que vemos hoje.

Mas, com o passar do tempo, a cozinha não só ganhou um espaço só seu como também foi repaginada. Passou de ambiente onde as refeições eram apenas servidas e levadas para outros locais onde fossem consumidas (caso dos salões de festas ou de jantar) para reunir a família.

Hoje, muitas famílias e amigos se reúnem ao redor do fogão para compartilhar histórias, trocar receitas, confraternizar, tornando o momento da preparação das refeições algo muito especial.

A evolução da cozinha

A cozinha, como dissemos, acompanhou a evolução da sociedade brasileira, partindo da chegada dos portugueses, sendo construída em locais distantes dos quartos em função dos aromas, não tão convidativos quanto imaginamos em função, muito, da ausência de locais para o armazenamento adequado da comida para a integração gradual ao restante da casa.

Com o passar dos séculos e a mudança nos padrões de arquitetura, a cozinha passou a fazer parte do interior das casas, mas sempre mantendo sua aura de distanciamento de outros locais da residência, como a sala de estar.

Os profissionais que trabalhavam na cozinha nesses períodos também costumavam se distanciar dos demais membros da casa, seus patrões e senhores. Era comum ver empregados comendo na cozinha, longe dos patrões ou convidados, enquanto aqueles que se deliciavam com jantares ou banquetes permaneciam circulando por todos os espaços do lugar.

O surgimento da cozinha gourmet

A mudança de paradigmas e a necessidade de integração maior entre pessoas e espaços levou a uma reconfiguração total das cozinhas. Antes mesmo do surgimento das varandas gourmet, locais onde as pessoas não apenas confraternizam, como podem preparar pequenas refeições, a cozinha foi completamente repaginada.

O conceito gourmet buscou aproveitar todos os ambientes da casa, interligando-os à cozinha. O que antes era um ambiente isolado, utilizado apenas para preparar os pratos e levá-los para ser servidos em outro local, agora tem uma função agregadora.

A cozinha dos novos tempos não mais separa. Ela interliga todos os ambientes de um mesma casa, permitindo que as pessoas belisquem enquanto o jantar é preparado, comentem fatos cotidianos ou, ainda, deem sugestões para que o cardápio preparado agrade a todos os presentes.

Praticidade

Para garantir que não perdesse sua função de prover o alimento, sem que as pessoas precisassem se afastar durante o período do cozimento, a cozinha gourmet foi desenvolvida para ser prática.

Em sua montagem, todos os equipamentos necessários para a preparação dos pratos estão dispostos em ambientes de fácil localização, permitindo que as pessoas acessem tudo aquilo que precisam sem grandes sacrifícios.

A praticidade permite ainda que você prepare tudo o que tem em mente sem deixar o lugar. A própria cozinha em si foi projetada para que todos os espaços sejam aproveitados, permitindo que essa socialização ocorra tanto em casas espaçosas como em apartamentos com metragens mais modestas.