Imagem capa - Design Escandinavo e como se aplica por Carlos Eduardo

Design Escandinavo e como se aplica

Design Escandinavo e como se aplica

No mundo da decoração, as tendências mais modernas vem primando pelo simples, por decorações mais discretas, com menos itens e que transmitam leveza e, ao mesmo tempo, sejam práticos, para se encaixar à correria do dia a dia.

Nas casas atuais não se vê, por exemplo, um exagero de móveis espalhados por vários cômodos e repletos de itens de decoração que não são práticos, ao contrário. Apenas dificultam a organização.

Para acompanhar essa nova tendência de simplicidade e minimalismo, muito arraigada à funcionalidade, mas sem perder o glamour e a classe, vem ganhando cada vez mais força o design escandinavo.

Design escandinavo – O que é

Como seu próprio nome diz, o design escandinavo surgiu na região de mesmo nome, mais precisamente em cinco países nórdicos: Noruega, Finlândia, Suécia, Islândia e Dinamarca em meados da década de 1950.

Esse estilo de decoração nasceu para dar um alívio aos invernos na região, que costumam ser, além de muito rigorosos, muito escuros, já que o sol aparece por poucas horas do dia.

O design escandinavo preza pela simplicidade e pela funcionalidade.

Ou seja, cada item utilizado na decoração de um determinado espaço tem uma função específica. Não está naquele cômodo apenas por estar.

Esse tipo de design aposta também no minimalismo, em decorações delicadas, mas que querem traduzir exatamente o espírito de quem habita aquele ambiente. Cada construção transmite um pouco de quem habita aquele espaço, mas com profunda delicadeza e muita leveza. Afinal, o design escandinavo nasceu para ser leve, prático e funcional.

Para criar uma decoração que se enquadre no design escandinavo é preciso, por exemplo, ter um assoalho coberto com pisos de madeira clara. As paredes devem ser pintadas em tons de azul claro, cinza frio, creme ou branco.

As janelas dos ambientes precisam ser grandes, para deixar entrar muita claridade. A luz natural, aliás, é uma das grandes aliadas nesse tipo de decoração, pois ajuda a dar mais conforto ao ambiente e tornar o fato de que as pessoas costumam passar longos períodos em casa menos cansativo e entristecedor.

Já os móveis devem possuir design minimalista, com linhas retas e de muita qualidade, aproveitando toda a funcionalidade e o conforto criados e defendidos por esse estilo de decoração.